Patacala

Minha foto
O estudo como um todo me transformou num ser mais cult..., o quartel deu-me algum caráter, algo de austeridade, e bastante disciplina...A vida me transforma, ainda hoje, num ser mais responsável e feliz... Tenho que pôr para fora a historiografia do espaço que me cerca...por mim, por todos que me cercam, pelos alunos e pelos meus amados descendentes... Quem sou eu, afinal? Sou auditor, mestre, pesquisador, flamenguista e carioca....um tanto quanto crazy....mas impondo pitadas de juízo e seriedade, e retirando um outro tanto de rock´n roll, atesta-se experimentalmente, probabilisticamente e aprioristicamente que eu sou normal...
Reencontrar e lidar com um mundo de transliteração cerebral....passar e absorver opiniões...dialogar e transformar o abastrato em concreto...idéias...conhecimento...admiração...deve bastar até o fim dos meus dias...

Viajar é preciso....













--------------------------------------------------------------















sábado, 23 de outubro de 2010

As origens da Auditoria Contemporânea.... por Jeisom Fajardo


Para todo tipo de organização, seja de direito público ou de direito privada, a ferramenta de auditoria administrativa possui importância fundamental, de forma a garantir a maximização do emprego dos recursos do erário, em consonância com as necessidades sociais, no caso das instituições públicas e a obtenção de melhores retornos em contra-partida aos investimentos feitos, no caso das organizações privadas.

O foco principal da auditoria conhecida como auditoria clássica é composta por um procedimento de fiscalização utilizada para obter dados e informações de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial das Unidades Jursidicionadas (UJ) da Marinha do Brasil (MB), sendo neste ponto importante mencionar que ela é utilizada também para avaliações operacionais e aferição dos resultados dos programas e projetos implantados.

A Auditoria de Gestão, destarte ligada à nova metodologia de tomada de contas do Tribunal de Contas da União (TCU), proporciona obter um patamar de fiscalização e avaliação nunca dantes ocorrido pois, levando-se em conta o foco que se quer no setor público, com base em qualidade e gestão de riscos.

Na prática, a proposta do TCU ao determinar um novo foco da auditoria no setor público tem origem em  princípios de Governança Corporativa (GC) aplicados no setor público em nível internacional e que serviram de boas práticas para a melhoria do desempenho dos órgãos por ele fiscalizados. A busca por transparência, equidade, accountability e ética, aliados à necessidade de busca por eficácia, eficiência, efetividade e economicidade estratégica são os alicerces desta auditoria contemporânea no âmbito da Administração Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pare para pensar, o tempo é precioso! Comente!