Patacala

Minha foto
O estudo como um todo me transformou num ser mais cult..., o quartel deu-me algum caráter, algo de austeridade, e bastante disciplina...A vida me transforma, ainda hoje, num ser mais responsável e feliz... Tenho que pôr para fora a historiografia do espaço que me cerca...por mim, por todos que me cercam, pelos alunos e pelos meus amados descendentes... Quem sou eu, afinal? Sou pai, marido, militar, mestre, pesquisador, flamenguista e carioca....um tanto quanto crazy....mas impondo pitadas de juízo e seriedade, e retirando um outro tanto de rock´n roll, atesta-se experimentalmente, probabilisticamente e aprioristicamente que eu sou normal...
Reencontrar e lidar com um mundo de transliteração cerebral....passar e absorver opiniões...dialogar e transformar o abastrato em concreto...idéias...conhecimento...admiração...deve bastar até o fim dos meus dias...

Viajar é preciso....













--------------------------------------------------------------















quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sobre o Processo de Criação de John e Paul

Paul conta ainda hoje que um dos dois aparecia sempre com uma idéiae a partir dela, era vivenciando uma gangorra.

Havia uma pequena competitividade entre os dois beatles enquanto as idéias ricocheteavam. Com o passar dos anos, aprendiam juntos e faziam com que as composições evoluíssem. John aprendia a exorcizar e exteriorizar seus traumas quando se sentia incomodado com alguma atitude dos outros.

Mais uma da séria série " Eu Nasci na Época Errada" - Os Mutantes

O Desafio de Ler Dostoiévski

Crime e Castigo é uma obra de 1866. Representa o início da Era dos Romances nas obras de Dostoiévski, que teria continuidade com muitas outras grandes obras, como O Idiota de 1868 e os Irmãos Karamazov de 1880, entre outros.
Antes de publicar esta obra, o autor havia passado um bom tempo num campo de trabalhos forçados em Omsk, para onde foi enviado depois de preso e condenado por participar  de uma organização de socialistas utópicos.
Em relação a outros autores de sua época, seus personagens têm consciência da sua condição de humilhados e ofendidos, reagem a essa condição e procuram, desesperadamente e a qualquer custo, preservar sua dignidade. Além disto não são criaturas mudas, são críticos em relação ao mundo, aos seus ofensores e às ofensas que sofrem, falando com suas próprias vozes.
Apesar de socialista, uma pequena passagem pela Inglaterra e França após sair da prisão lhe dá uma visão da ascensão do capitalismo, colocando-o numa posição de antagonismo, principalmente quando se trata do distanciamento temporal que permite reflexões tácitas e críticas contra o sistema dominante.
Ele não se contenta em discutir negativamente sobre o capitalismo, resolve analisar apriori seus antecedentes subjetivos.

Religiões e o Homem

A religião não é um destino, é um caminho. Assim como uma arma, por si só, não ajuda ou salva ninguém. Ambas as coisas dependem de como são usadas. As religiões não agem, quem age pe o homem, indo atrás, entregando-se com fé às mudanças e caminhos melhores. As religiões, no máximo, norteiam ações. Quando uma religião se torna mais importande do que a mensagem que quer passar, sua essência se perde.